brain-stem-truncus-encefali-digital-pres

O que é Terapia Cognitivo-comportamental?

        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

      A Terapia Cognitivo-comportamental tem como pressuposto ser educativa e colaborativa através da análise contínua, focada na resolução de problemas, valendo-se do cumprimento de metas com técnicas específicas para ajuda ao paciente a avaliar e responder seus pensamentos dentro de um molde semiestruturado, com menor tempo de duração do processo.

 

   

    A TCC é uma abordagem de atendimento psicológico inovadora e contemporânea. Tal abordagem se torna seleta em relação às outras abordagens psicológicas por ter um modelo e proposta cientifica. Para se entender os princípios dessa abordagem se faz necessário conhecer as características que a compõem.

    Antes de entender as TCC’s se faz necessário entender o modelo de Beck.  O modelo pressuposto por Beck, inicia protagonizando o papel dos pensamentos influenciando as emoções e comportamentos. Podemos conceber as cognições, segundo Rangé (2001), como divididas em três níveis, que são os pensamentos automáticos, crenças intermediárias e crenças centrais, Essas estruturas psicológicas surgem em função das conclusões tiramos das nossas experiências.. Beck pressupõe que a maneira como interpretamos as situações da vida, acaba por gerar o que sentimos e desencadeia comportamentos, que geram os conhecidos problemas psicológicos e psiquiátricos. Ao entender desse modo, podemos considerar o foco de trabalho dos terapeutas cognitivos sobre os aspectos mediativos, utilizando técnicas para flexibilizar e tornar tais padrões de pensamentos mais realistas para aqueles sujeitos. Assim, como a cognição influencia o comportamento; a cognição pode ser monitorada e alterando a cognição também poderei alterar o comportamento.

Clínica de psicologia - Terapia Cognitivo-comportamental