Programa de enfrentamento da timidez

       É comum as pessoas acreditarem que timidez é algo normal, apesar de viverem com um enorme sofrimento. Mas a timidez provoca uma série de prejuízos para a vida de quem a possui.

      Por isso, é preciso compreender esses prejuízos para se procurar o tratamento adequado.

       Vamos lá, timidez é o medo de pessoas devido à insegurança ou ansiedade social. Essas se sentem inibidas e com grande desconforto em situações específicas de interação social.

        Esse tipo de sentimento pode interferir no contato pessoal e nas relações como um todo, inclusive no trabalho e vida acadêmica (escola e faculdade).

      Além disso, a possibilidade do julgamento do outro se torno um grande tormento na vida da pessoa tímida. Dessa maneira, fica difícil a realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem sofre com isso.

     Nesse contexto o indivíduo torna-se acanhado, com vergonha ou dificuldades de se expressar. O foco está no próximo e nas suas possíveis criticas e manifestações supostamente negativas. O contato social é muito desgastante e quem sofre com isso sente que a interação com o próximo suga a energia.

Exatamente por todos esse danos que a pessoa tímida deve procurar ajuda para diminuir seus comportamentos socialmente desconfortáveis e poder encarar a vida com mais coragem.

Clínica de psicologia - Terapia Cognitivo-comportamental

CENTRAL DE ATENDIMENTOS

E CONSULTAS

Rua Moura Rabelo, 1945, Candelária,

Natal-RN

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco