CURIOSIDADES DA PSICOPATOLOGIA

A satiríase, que também pode ser conhecida popularmente como ninfomania masculina, é um transtorno psicológico que provoca um desejo exagerado por sexo em homens, sem que exista aumento na quantidade de hormônios sexuais.
Geralmente, esse desejo leva o homem a ter relações frequentes com várias parceiras, ou parceiros, diferentes, assim como a praticar masturbação várias vezes ao dia, mas sem nunca sentir o prazer e a satisfação que procura.
Assim como a ninfomania é utilizada apenas para descrever as mulheres com o mesmo transtorno, a satiríase é usada apenas no caso de homens, mas popularmente o termo ninfomaníaco também é usado também para identificar homens viciados em sexo, embora a denominação mais correta seja satiríase.
Como identificar a satiríase
Alguns dos sintomas característicos que podem indicar que um homem é viciado em sexo incluem:
-
Trocas frequentes de parceiros sexuais;
-
Desejo constante para ter relações sexuais;
-
Excesso de masturbação durante o dia;
-
Ter várias relações de apenas uma noite com desconhecidos;
-
Dificuldade para sentir prazer ou satisfação completa após a relação.
Em alguns casos, o homem 'ninfomaníaco' pode até apresentar uma elevada vontade de participar em atividades sexuais consideradas incorretas pela sociedade, como fazer
voyeurismo, sadismo ou, até, pedofilia.
É ainda frequente que o homem tenha uma ou várias doenças sexualmente transmissíveis, não devido ao número elevado de parceiros, mas porque na hora da relação é comum se esquecer de utilizar o preservativo devido à grande vontade que sente.
Vale lembrar que muitas destas características são comuns em jovens durante a adolescência, no entanto, não significa que são viciados em sexo, uma vez que os sintomas são causados por bruscas alterações hormonais, o que não acontece em homens adultos com satiríase. Dessa forma, o diagnóstico deve ser sempre feito por um psicólogo.